segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O PROBLEMA DO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES DE FEVEREIRO

Muitos alunos estão indignados com a necessidade de se pagar a mensalidade do mês de FEVEREIRO, sendo que as aulas só recomeçam no dia 27. Pois bem, convém explicarmos o motivo da indignação (antes que a Anhanguera argumente tratar-se de um direito absoluto da instituição).

No ano passado, quando ainda éramos alunos da UNIBAN, as provas do meio do ano tiveram início na primeira semana de JUNHO. O resto do semestre foi completado com vistas de provas. No segundo semestre de 2011 as provas começaram na segunda semana de novembro. Logo, são 2 semanas sem aulas (sem "matéria", para ser exato) em JUNHO, 4 semanas em JULHO, 2 semanas em NOVEMBRO, 4 semanas em DEZEMBRO, 4 semanas em JANEIRO e agora 4 semanas em FEVEREIRO. Em resumo, temos 7 meses de aulas ao longo do ano mas pagamos 12 mensalidades.

Como essa conta não fecha, nem mesmo se a faculdade tentar ser criativa em suas explicações, imagino que o cálculo do número de horas-aula dos alunos ao longo do curso esteja bastante “superfaturado”. Os dados apresentados ao MEC certamente não correspondem à realidade.

Mas essa demora no início das aulas em FEVEREIRO possui uma outra explicação. A Anhanguera precisa repor (por especialistas) os professores mestres e doutores que foram demitidos em dezembro, e isso leva tempo. Além desse problema, ela precisa adiar ao máximo a data de início das aulas, prolongando o quanto puder o número de processos seletivos (“vestibulares”) para conseguir formar o maior número possível de turmas. E são os alunos os patrocinadores desse processo.

Sendo assim, segue um conselho: paguem as mensalidades e depois façam suas denúncias ao MEC, ao PROCON e acionem o JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC). Alguma coisa deverá funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário