terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Anhanguera fecha turno da manhã

22/01/2013 07:00:00

Andressa Dantas 
Especial para o Diário
Alunos do 5º ano de Direito da Universidade Anhanguera (antiga UniABC) foram surpreendidos, após fazer a rematrícula, com o fechamento da turma do período matutino, decisão informada em reunião com a coordenação do curso.
Conforme os estudantes, a faculdade ofereceu duas opções: transferência para o período noturno ou outras unidades da rede (com 50% de desconto nas mensalidades), ou transferência para outra instituição (com custos assumidos pela Anhanguera).
Para os alunos, as duas opções seriam inviáveis. A primeira porque a maioria exerce atividade remunerada nos períodos da tarde ou noite. A segunda, porque nenhuma faculdade aceita transferências no último ano de graduação.
Em comunicado, a Anhanguera informou que não houve número mínimo de rematrículas para o período, mas que disponibilizará bolsas de estudo para os alunos em caso de transferência de turno, unidade ou instituição.
Descontentes com a situação, alunos entraram com pedido no MP (Ministério Público) solicitando intervenção na decisão. "Mesmo que a faculdade nos pague o curso em outra universidade, para fazermos essa mudança pegaríamos uma série de adaptações curriculares que resultaria em atraso da formatura", reclamou o aluno Gabriel da Silva Achcar, 23 anos.
Para o estudante Ricardo Rodrigues, 38, a situação é decepcionante. "Estou redigindo mandado de segurança coletivo contra a decisão."
A assessora técnica do Procon-SP, Marta Aur, afirmou que a atitude pode ser considerada como prática abusiva. "É difícil obter transferência neste período, mas é possível entrar com liminar solicitando facilitação no trâmite. Como todo o processo foi feito sem aviso prévio e houve quebra de contrato, os alunos podem pedir até indenização ou liminar para continuidade da turma até o término do curso."
© Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados.


3 comentários:

  1. Pessoal, Na UNIBAN de ABC e de Osasco, querem fechar o turno do vespertino. Matutino, como ainda tem bastante gente, eles nao vao fechar.
    Só querem encher salas, mesmo. Para eles, não vale a pena atender turma com 30 ou 40 alunos. É desperdício de hora-aula de professor.
    Algumas disicplins têm professores que atendem a 600 alunos. Um absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  2. A UNIBAN tinha a preocupação de oferecer turnos segundo a necessidade dos alunos (que muitas vezes, trabalham, estudam, são pais ou mães). Por isso, oferecia nos três turnos. Mas também para lucrar, lógico.
    Mas parece que a UNIBAN tinha maior cuidado ético com os alunos. Se eles entravam novespertino, ela honrava esse contrato até o final do curso. É o que o MEC exige. Não sei como a Anhanguera consegue fazer essas maracutaias. Será q fazem lobby no congresso? Não é possível. QQ pessoa q tenha um mínimo de instrução sabe que é errado.
    Q coisa!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anonimo, no meu campus, a Anhanguera manteve os turnos iniciais. Mas os alunos do matutino fizeram campanha entre eles para que fizessem a rematrícula no ano passado, para garantirem as vagas, e que nao houvesse risco de fecharem o turno. Acho q conseguiram.

    ResponderExcluir