quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A DIETA DOS PALHAÇOS: A PARCERIA DA FACULDADE ANHANGUERA S.A COM A LANCHONETE McDONALD’S NO MC DIA “INFELIZ”. [Atualizado]


Em agosto do ano passado alunos dos cursos de administração, Letras, Pedagogia e Serviço social da Faculdade Anhanguera de Valparaíso participaram, estimulados pela instituição, do Mc Dia Feliz. Coordenado pelo instituto Ronald Mc Donald, o Mc Dia Feliz é considerado a maior campanha do país em prol de crianças e adolescentes com câncer, e desde 1988 quando a campanha foi criada, estima-se que já tenha revertido mais de 135 milhões de reais para o tratamento do câncer.

Pois bem, tudo muito bonito se a rede de “fast food” não fosse também uma das principais responsáveis pela “epidemia” de obesidade em crianças no EUA, e cujo principal garoto-propaganda entre o público infantil é exatamente o palhaço Ronald Mc Donald’s.

Como mostra o documentário de Morgan Spurlock, Super size me: a dieta do palhaço (2004), e indicado ao Oscar de melhor documentário, com apenas 1 mês de dieta com o cardápio do McDonald’s Spurlock engordou 11 quilos e desenvolveu problemas no fígado e disfunções cardíacas, sendo orientado por seu médico a interromper o experimento. O que motivou a realização do documentário foi a crescente onda de obesidade e problemas cardíacos nos Estados Unidos, país cuja taxa de obesidade ultrapassa os 30%.

E se considerarmos que a obesidade/problemas cardíacos constituem uma das principais causas de mortes no mundo (a maior no Brasil), o McDonald’s ajuda a salvar crianças com câncer enquanto mata seus consumidores do coração, sobretudo se considerarmos que o principal objetivo do Mc Dia Feliz não é combater o câncer, mas aumentar a simpatia de pais desavisados e, principalmente, do público infantil pela marca da empresa.

E foi seguindo sua trilha de “inovações” educacionais de caráter mais que duvidoso e de campanhas publicitárias desastrosas que a também empresa (educacional) ANHANGUERA S.A se associou ao instituto Ronald Mc Donald estimulando seus alunos a participarem do Mc Dia Feliz sem qualquer reação negativa dos alunos até o momento ou mesmo alguma oposição clara dos professores (sobretudo dos cursos de Nutrição e Psicologia). Fico imaginando qual seria a autoridade desses professores para criticarem, em sala de aula, os hábitos alimentares no mundo moderno.

No Brasil, segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, o número de brasileiros acima do peso passou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos aumentou de 11,4% para 15,8%. Como foi dito, o Mac Dia Feliz já conseguiu arrecadar, em 26 anos, 135 milhões de reais para o tratamento do câncer, mas isso é nada se comparado aos 3 bilhões e 500 milhões de reais que as doenças associadas à obesidade custam, anualmente, ao SUS (Sistema Único de Saúde). O que corresponde a cerca de 67% da despesa anual do governo com saúde.

Diante desse quadro, só podemos concluir que, se estudantes universitários pretendem mesmo prestar um serviço à comunidade, deveriam se reunir em frente às lojas da rede McDonald’s no dia do Mc Dia In-Feliz para protestarem contra as redes de fast food. Mas não creio que seja essa a orientação da ANHANGUERA S.A e nem de seus coordenadores que seguem estimulando a participação de seus alunos em um projeto tão descabido. Como já tive a oportunidade de afirmar antes: a despolitização dos alunos das faculdades particulares e a conivência do Ministério da Educação com as práticas educacionais dessas instituições criará um mar sem fim de profissionais incapazes de pensar adequadamente a realidade de seu país e do mundo.

Prof. Dr. Richard Martins Kowalski.






Anhanguera Educacional apoia campanha McDia Feliz e realiza atividades durante ação social     
21 de agosto de 2012

Alunos e professores promovem atividades educativas, atendimentos de saúde e orientações diversas em lojas do McDonald’s nas regiões do ABC, São Paulo, Taboão da Serra e Guarulhos; ação social acontece dia 25 de agosto, das 11h às 21h
No último sábado deste mês de agosto (dia 25), das 11h às 21h, as 18 unidades da Anhanguera Educacional e UNIBAN localizadas na Região Metropolitana de São Paulo dedicarão toda a sua atenção para a 24ª edição do McDia Feliz 2012 em lojas da rede McDonald’s espalhadas pela região do ABC, São Paulo, Taboão da Serra e Guarulhos. Todo o dinheiro obtido com a venda de sanduíches Big Mac, seja individualmente ou na promoção (exceto impostos), é revertido para instituições que cuidam de crianças com câncer em todo o país. Na capital paulista as instituições beneficiadas são a Casa Ronald McDonald, TUCCA – Associação Para Crianças e Adolescentes Com Câncer, e o GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.
A Anhanguera Educacional apoia esta causa e está comercializando tíquetes antecipados de Big Mac ao preço de R$10,50 e que poderão ser trocados no dia 25 de agosto em qualquer restaurante da rede em que a campanha será realizada. Além da arrecadação, alunos, professores e coordenadores de diversos cursos da Instituição estarão uniformizados com a camiseta do Instituto Ronald McDonald e realizarão atividades educativas gratuitas em lojas da rede de lanchonetes, como contação de histórias, pintura no rosto, escultura com balões, brincadeiras para crianças e apresentação de dança. Também serão oferecidos atendimentos de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia, informações nutricionais dos ingredientes do Big Mac, além de orientações sobre amamentação, orientação jurídica e orientação profissional.
“Nosso objetivo é despertar a atenção da sociedade e sensibilizá-la para uma realidade que atinge milhares de crianças e adolescentes, além de agregar valor à campanha com atividades educativas e mobilizar nossos alunos para valorizar a formação profissional de estudantes conscientes de suas ações e de seu papel perante a comunidade em atitudes de responsabilidade social”, explica a Diretora de Pós-Graduação e Extensão da UNIBAN, professora Christianne Coletti.
A campanha McDia Feliz é coordenada pelo Instituto Ronald Mcdonald e aconteceu pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. A partir de então se espalhou pelo País e toda a rede de restaurantes McDonald’s é mobilizada em prol de dezenas de instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil que, anualmente, beneficiam mais de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Mais de 100 instituições de todo o país já foram apoiadas com a arrecadação de mais de R$130 milhões.

Serviço: 

24ª edição da Campanha McDia Feliz – apoio Anhanguera Educacional e UNIBAN
Data: 25 de agosto
Horário das ações da Anhanguera e UNIBAN: 11h às 21h
Restaurantes onde as equipes da Anhanguera e UNIBAN estarão presentes:
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Pirituba
Endereço McDonald’s: Av. Benedito de Andrade, 71 (Shopping Pirituba)
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Brigadeiro
Endereço McDonald’s: Av. Paulista, 810 – São Paulo/SP
Anhanguera UNIBAN Vila Mariana
Endereço McDonald’s: Av. Domingos de Moraes, 1954 – São Paulo/SP
Anhanguera UNIBAN Maria Cândida
Endereço McDonald’s: Rua Maria Cândida, 1676 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Anhanguera UNIBAN Marte
Endereço McDonald’s: Av. Zaki Narchi – Santana – São Paulo/SP
Anhanguera UNIBAN Morumbi
Endereço McDonald’s: Av. Santo Amaro, s/n (Estátua do Borba Gato) – São Paulo/SP
Anhanguera UNIBAN Campo Limpo
Endereço McDonald’s: Av. Giovanni Gronchi, 4266 – Vila Andrade – São Paulo/SP
Anhanguera UNIBAN Tatuapé
Endereço McDonald’s: Av. Rejente Feijó, s/n – São Paulo/SP
Anhanguera Torricelli
Endereço McDonald’s: Av. Paulo Faccini, 1058 – Bosque Maia – Guarulhos/SP
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra e Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra
Rod. Regis Bittencourt, km 271,5 – Taboão da Serra/SP
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Endereço McDonald’s: Rua Cel. Oliveira Lima, 485 – Centro – Santo André/SP
Anhanguera UniABC
Endereço McDonald’s: Av. Dom Pedro II, 339 – Jardim – Santo André/SP
Anhanguera Anchieta
Endereço McDonald’s: Av. Fábio Eduardo Ramos Esquível, 620 – Jd. G. Gouveia – Diadema/SP
Anhanguera UNIBAN ABC
Endereço McDonald’s: Carrefour São Bernardo – Av. Senador Vergueiro, 2000 – Jd. 3 Marias – Sâo Bernardo do Campo/SP
Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul
Endereço McDonald’s: Av. do Estado, 1700 e 1750 – Fundação – Santo André/SP
Faculdade Anhanguera de Osasco
Endereço McDonald’s: Av. dos Autonomistas, 1768/1828 – Osasco/SP
Anhanguera UNIBAN Osasco
Endereço McDonald’s: Av. dos Autonomistas, 1400 – Osasco/SP

Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia iniciativas em benefício de crianças e adolescentes com câncer com o objetivo de aumentar o índice de cura da doença no país. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que promovem diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os pequenos pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infanto-juvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação dos trocos dos clientes McDonald’s. Em 2009, o Instituto comemorou dez anos de atuação e desde a sua criação, já foram arrecadados mais de R$ 130 milhões destinados a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, suporte a capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

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12 comentários:

  1. Na reunião feita na Anhanguera, as pessoas que se opuseram a essa lambança foram ridicularizadas pelo diretor da instituição. O curso de Nutrição não quis participar, e o diretor ficou fazendo piadinhas com a coord, como se ela fosse a chata da reunião. É triste.
    É mais triste ver que os prof precisam vender essa ideia.
    Essa instituição (ronald) foi escolhida por ser mais prático a Anhanguera fazer extensão em todo o país com uma única empresa. Eles pensam na praticidade de realizar o evento e no marketing da instituição.
    Jamais pensariam na saúde das crianças e num movimento de saúde pública para toda a sociedade.

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  2. Super Size-me neles!!! Por que a Anhanguera não infla igual os obesos? Poderia explodir de uma vez!!!

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  3. Qual o problema de se fazer essa coligação entre Anhanguera e Mc Donald's? Os cursos da ANhanguera são equiparados a hambúrgueres. Apenas produtos que querem agradar ao paladar do cliente, mesmo que para isso, usem produtos químicos que vão contra a saúde da população.
    Da mesma forma, na educação, mesmo que tenham que apelar para o EAD, a institui
    cão lança mao dessa ferramenta pois tem muitos alunos preguicosos que nao querem ir a faculdade para ter aulas presenciais. Um prof presencial controla muito mais do que um on line, nao é mesmo?
    Mas uma instituição séria de ensino deveria se opor a esse papel pífio que a ANhanguera tem se prestado a fazer.


    A gora tudo é lucro.~Tudo é dinheiro.


    Q coisa.

    O SINPRO ainda existe?

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  4. Prof. Richard:

    Não sei se o senhor é professor da Anhanguera, mas se for, somos colegas de trabalho sem nunca termos nos encontrado e como colega (ou não) gostaria de fazer um esclarecimento. Li seu protesto e gostaria de afirmar que a campanha do McDia Feliz não tem como objetivo engordar pessoas com os sanduíches BigMac. O objetivo é uma causa muito maior que, pelo seu texto, imagino que o sr. desconheça. Toda a renda dos sanduíches BigMac vendidos nesse dia especial, o McDia Feliz, é revertida a instituições que tratam de crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil. Em São Paulo, uma das instituições beneficiadas é o GRAACC que imagino que o sr também não conheça e tomo agora a liberdade de apresentar, uma vez que sou voluntária dessa instituição há mais de 10 anos. O GRAACC é um hospital referência no tratamento e pesquisa sobre câncer que recebe ajuda do SUS, de empresas e da comunidade. Cerca de 95% pacientes que chegam ao GRAACC são atendidos de forma totalmente gratuita. É com a ajuda de iniciativas como a do McDonalds, Anhanguera e tantas outras empresas que o hospital do GRAACC consegue curar mais de 70% dos pacientes que procuram tratamento ali, equiparando-se aos melhores centros de atendimento e pesquisa no mundo. Para o sr ter uma ideia, o McDonalds é um dos maiores parceiros que o GRAACC tem no momento. Essa parceria de 20 anos com o McDonalds e o Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional da campanha, já nos permitiu construir um hospital, referência em oncologia pediátrica, com quimioterapia, centro cirúrgico, internação, UTI, Unidade de Transplante de Medula Óssea, e também nos possibilitou a expansão da casa de apoio, que hospeda hoje 30 crianças e seus acompanhantes de todo o Brasil. Gostaria de convidá-lo a visitar nosso hospital. Eu mesma me disponho a mostrar com o maior orgulho o trabalho que é feito por lá e tudo o que conseguimos com a ajuda de iniciativas como o McDia Feliz. Maiores detalhes o sr. encontra no site https://www.graacc.org.br/graacc.aspx

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    1. Caríssima Profa.,

      confesso que achei seu e-mail curiosíssimo em vário pontos. Mas vamos por partes:

      “Li seu protesto e gostaria de afirmar que a campanha do McDia Feliz não tem como objetivo engordar pessoas com os sanduíches BigMac”.

      Entendo perfeitamente sua colocação, mas precisaria ser de uma ingenuidade quase patológica para concordar com ela. O MC Dia Feliz é uma campanha de marketing do McDonalds cujas origens remontam aos anos 60, tempo em que a cadeia de lanchonetes percebeu a oportunidade de aproveitar a nova geração de crianças surgidas com o “baby boom”. Nada melhor que a figura do “palhaço” para incutir, na mentalidade do novo público consumidor a ideologia da nova sociedade de consumo. Mas em parte, a professora está correta: o objetivo do McDonald’s não é “engordar” as crianças. Seu objetivo principal é lucrar vendendo “junk food”; a obesidade é apenas um subproduto da lógica da marca.

      “O objetivo visa uma causa muito maior que, pelo seu texto, imagino que o sr. desconheça. Toda a renda dos sanduíches BigMac vendidos nesse dia especial, o McDia Feliz, são revertidas a instituições que tratam de crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil”

      Aqui, suponho que a professora cometeu um erro de interpretação sobre o meu texto ou simplesmente não o leu. No primeiro parágrafo do texto explico qual o (suposto) propósito do MC Dia Feliz. Tudo o que a professora comentou eu mesmo escrevi no texto.

      “ (...) a ajuda de iniciativas como a do McDonalds, Anhanguera e tantas outras empresas que o hospital do GRAACC consegue curar mais de 70% dos pacientes que procuram tratamento ali, equiparando-se aos melhores centros de atendimento e pesquisa no mundo. Para o sr ter uma ideia, o McDonalds é um dos maiores parceiros que o GRAACC tem no momento”.

      Não duvido disso, de forma alguma. O problema é que não consigo separar “forma” de “conteúdo”. Os países do primeiro mundo investem milhões de dólares na África, por exemplo, mas isso não neutraliza o fato de que foram esses mesmos países que fizeram da África um continente de miséria. Deveríamos agradecê-los pela ajuda? Para cada criança que o McDonald’s salva do câncer quantas ela mata de problemas cardíacos? Se o Mcdonald’s conseguiu arrecadar, em 26 anos, 135 milhões de reais, o governo brasileiro (apenas o governo brasileiro) gastou mais de 50 BILHÕES de reais, no mesmo período, como o tratamento de doenças associadas à obesidade. Se a professora ainda lembrar da aritmética que aprendeu no ensino fundamental, conseguirá chegar sozinha a conclusões muito interessantes. E tendo tudo isso em conta, ficamos com a impressão um tanto bizarra de que para cada criança que o McDonald’s salva do câncer, nos próximos anos, ele ajudará a “matar” o triplo desse número de crianças/ adultos por alguma doença associada à obesidade. Deveríamos agradecer por isso?

      Entendo que, por conta de seu trabalho no GRAACC, fica difícil criticar adequadamente o seu "bem-feitor". O trabalho é de inestimável importância, mas a fonte do dinheiro é fruto de uma ideologia tacanha. Se o “fast food” fosse “abolido” do país, através da conscientização de crianças e adultos (movimento que se chocaria com os interesses dos “palhaços”) o SUS economizaria milhões (talvez bilhões) de reais e o tratamento a crianças e adolescentes com câncer seria 10 vezes melhor.

      Isso, professora, chama-se pensar a realidade de forma não-ideológica. Coisa que os professores deveriam ensinar seus alunos a fazerem de forma incessante. Mas, em se tratando da ANHANGUERA S.A, não me surpreende que esse princípio fundamental da educação esteja sendo esquecido.


      Prof. Dr. Richard M. Kowalski

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  5. Concordo com vc, professor, essa professora é mais uma das produções da Anhanguera, o que tem sido bem explicitado, após a compra de algumas faculdades. Os professores da Anhanguera sequer tem uma visão global e sistêmica, só conseguem pensar nas atitudes individuais de cada. Nesse sentido, filantropia é confundido com engajamento social. Assim, se lava a mão de sangue que matou ou explorou seus funcionários até rancar-lhes o couro.
    Na inocência da professora, então, podemos matar de obesidade várias crianças no mundo, contanto que uma vez por ano, ajudemos as crianças com câncer?

    O que adianta isso, se nos outros 364 dias o MC Donald's colabora com a obesidade? Com a exploração de subempregados que nem sequer tem hora de almoco e quando o tem, precisam se intoxicar com os lanches dessa rede? Com o lucro desenfreado? Com a péssima qualidade dos lanches, tendo em vista que se coloca amônio na banha e na gordura para se transformar em hamburgueres? Que vários mexicanos já tiveram seus braços moídos nas máquinas de fazer hambúrgueres nos USA e isso vira mais steak para a rede?

    Por favor, professora, faça um curso de pós de mais qualidade, quem sabe, assim, vc vai contribuir mais com a mudança da injustiça social no nosso país.


    Obrigado.

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  6. O mais lamentável de tudo isso é que essa atividade ridícula e de apologia ao comércio dos hambúrgueres é contada nesse centro educacional como se fosse extensão universitária. Para efeitos de relatório para o MEC (cuidado, não Mac), eles transformar essa barbaridade num projeto de prestação de serviços para a comunidade.
    Meu Deus! (Só assim para me dar uma luz) Será que estou tão anacrônico assim? No meu tempo, extensão universitária fazia as pessoas da comunidade pensarem sobre seus problemas, buscar soluções, dar conhecimento científico para viabilizar sonhos de comunidades e mazelas do dia a dia do entorno da universidade.
    Agora, pelo jeito, extensão virou desserviço à comunidade do entorno.

    Então, já que o MEC permite isso, o Mac já tomou o espaço! "Vamos engordar os já obesos e vamos intoxicar os mais magrinhos. Vamos colocar amônio (cancerígeno) e distribuir o câncer para toda a população mundial, assim, o Mac Dia Feliz sempre vai existir, a rede de fast food tem seus dias garantidos!!!!" Viva o Mac Donald! Vamos dançar hoje, sábado, 25-08 como o palhaço Ronald! Só assim poderemos nos alienar e esquecer essa vida difícil que levamos!!!!

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  7. Professorinha, continue com seu trabalho na GRAAC. Posso te dizer que, se depender do Mac Donald's, vcs vão receber milhares/ milhões de crianças nos próximos anos, no mundo inteiro.

    Não precisa mudar a receita do hambúrguer. Faça a sua caridade, perto da sua casa. Isso vai te lavar a alma e fazer com que vc aguente ser explorada sem sofrimento. É o ópio do povo.

    BOa sorte, prof Helena!

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  8. Bom, passado o Mc Dia Feliz, agora tanto a Anhanguera qt o junk food estão autorizados a adoecer e a explorar a sociedade, perpetuando as desigualdades e colaborando com a manutenção do sistema exploratório capitalista. De almas lavadas, agora tudo pode.
    Já que o MEC aceita esse tipo de comportamento dos ditos Centros Educacionais, eles pintam e bordam, seja no dia Feliz ou no dia da TRisteza!.

    Viva a alienação! É ela que permite o sistema funcionar sem grandes revoluções!

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  9. CabeÇAS VAO ROLAR,

    ANHANGUERA ACABA COM A UNIBAN ATÉ O FINAL DO ANO. ESTAO DIZENDO QUE A TRANSI'~AO COMPLETA SE DARÁ EM DEZEMBRO, QD MANDARAO EMBORA TODOS OS PROF MAIS CAROS.

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  10. Nossa, o q vai acontecer com a UNIBAN?
    Realmente, esse boato (ou verdade) está circulando em todos os prédios da UNIBAN. Todos estamos apreensivos: vai haver demissão?
    Quem vai ver o lado do aluno?
    A Anhanguera está pouco se lixando para os alunos veteranos da UNIBAN. eles só querem saber de colcoar alunos nas salas de aula. Essa semana, houve palestras para divulgar a instituição para alunos de ensino médio. Que coisa.

    Nossos melhores professores serão demitidos?
    Tem como o sinpro fazer algo?

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  11. SINPRO, sindicato vendido e pelego. só executa o que os gestores da Anhanguera mandam. e durma-se com um barulho desses.

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