segunda-feira, 19 de março de 2012

ESTUDANTES NÃO QUEREM NOME DA ANHANGUERA EDUCACIONAL NO DIPLOMA

18/03/2012 - EDUCAÇÃO
Por: Rosângela Dias (rosangela@abcdmaior.com.br) 

Faculdade Anchieta foi comprada pela Anhanguera Educacional no ano passado e gestão passapor adaptações. Foto: Norberto Silva

Alunos da antiga Faculdade Anchieta, comprada pela Anhanguera, temem ser prejudicados com a troca de gestão 

Alunos matriculados na antiga Faculdade Anchieta, em São Bernardo, não querem que o nome do grupo Anhanguera Educacional, que comprou a instituição de ensino no ano passado, conste em seus diplomas universitários. Alguns estudantes alegam que podem ser prejudicados em decorrência do grande índice de reclamações envolvendo a Anhanguera.

As mudanças ocasionadas pela troca de gestão foram o estopim para uma série de protestos organizados pelos alunos que reclamam, entre outras coisas, da redução da carga horária, mudança da grade curricular e reajuste das mensalidades em torno de 11%.

Eleito na última quarta-feira (14/03) presidente do Diretório Acadêmico da unidade, Bruno Vinicius de Almeida salientou que a manutenção do nome da Faculdade Anchieta nos diplomas dos alunos matriculados antes da venda da instituição é uma das principais reivindicações.

“Estão sucateando o ensino e criando um monopólio. Compraram a faculdade sem comunicar os alunos e agora temos de nos conformar com o nome da Anhanguera. Não dá para aceitar”, afirmou. Aluno de Logística, Bruno critica as alterações repentinas na carga horária de alguns cursos.

“Antes as aulas noturnas eram das 19h às 22h30 e hoje os alunos são dispensados por volta das 21h40. Não é só aqui que está acontecendo isso, outras faculdades que foram compradas pela Anhanguera estão passando pelo mesmo problema”, enfatizou.

Matriculada no 3º semestre do curso de Turismo e Eventos, Joseane Soares também está receosa. Ela conta que já ouviu informações de que o diploma sairá com os dois nomes, mas que ainda tem dúvida sobre o procedimento. “Só vamos saber se vai ser assim quando sair o diploma.”

Outras unidades - A Faculdade Anchieta não foi a única instituição de ensino superior do ABCD comprada pelo Grupo Anhanguera. Entre as aquisições estão a UniA e a UniABC (Universidade do Grande ABC), em Santo André; Faenac, em São Caetano; e a Uniban (Universidade Bandeirantes de São Paulo), que possui campus em São Bernardo. Somente em 2011, 12 novas unidades foram adquiridas pelo grupo em todo o País.

O Sinpro-ABC (Sindicato dos Professores do ABC) alega que o Grupo Anhanguera promoveu uma série de demissões na Região, afetando quase 400 profissionais. Desse total, aproximadamente 65% eram mestres e doutores, de acordo com José Jorge Maggio, presidente da entidade. “Na medida em que professores capacitados são demitidos, podem prejudicar a formação dos alunos.”

Em nota, a assessoria de imprensa da Anhanguera Educacional informou que o nome Faculdade Anchieta está sendo mantido nos diplomas emitidos na unidade de São Bernardo.

Sobre as demissões dos professores em dezembro de 2011, a instituição alega que aconteceu em função do planejamento do semestre e que a atualização do corpo docente é necessária para adaptar os currículos das novas unidades ao padrão de qualidade dos cursos da Anhanguera, assim como as mudanças no modelo pedagógico e distribuição das turmas são consideradas processo natural de integração das unidades adquiridas.

5 comentários:

  1. Me chamou muito a atenção o fato deles demitirem quase 1.500 funcionários (de TODAS as faculdades adquiridas recentemente) e agora eles alegam que essa medida foi para "atualizar o corpo docente". Porra, eles demitiram mestres e doutores, e estão chamando professores de 24 anos que tem apenas a graduação. Prefiro um professor com velho (porque é praticamente isso que eles alegaram), porém, com uma formação qualificada ao invés de professores novinhos com um péssimo ensino e qualidade deficiente!

    ResponderExcluir
  2. Camarada Larissa, não há dúvidas de que a situação é grave e eu posso antecipar o que acontecerá agora: uma concentração ainda maior de bons professores nas universidades públicas. Assim que fui demitido (por ser doutor) comecei logo meu pós-doutorado na USP para melhorar minhas chances de ingressar no ensino público. Só retorno ao ensino privado se não encontrar outra alternativa.

    ResponderExcluir
  3. Além da questão das demissões, também temos que pensar no nefasto papel da Anhanguera no ensino brasileiro, colocando seus lucros muito acima do interesse pela qualidade da educação.
    A existência dessa instituição é uma vergonha e mostra que no Brasil o dinheiro tem a palavra final sobre tudo, até sobre as políticas do Ministério da Educação, absolutamente complacente com essa palhaçada chamada Anhanguera.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, acho que se trata de um assunto de interesse nacional. A Anhanguera tem lobistas em Brasília e faz de tudo para que seus interesses sejam defendidos. Talvez, ja'que agora, são a maior comunidade universitária (se é que ela pode ser chamada assim) do Brasil, então está na hora dessa comunidade se mobilizar.
    Os lobistas que estão em Brasilia fazem os avaliadores do MEC fecharem seus olhos para esse mercantilismo. Dessa forma, é impossível conter esse movimento. A cada dia ouvimos mais depoismentos de novas organizações que estão sendo engolidas pela GIgante Anhanguera. Se houvesse uma contrapartida boa nisso tudo, ótimo. Mas não tem. Até o momento, na mídia, pelo menos, não saiu nada.
    Essa grande comunidade de universitários e professores deve se manter para frear esse impulso capitalista da ANhanguera, ou do Banco Americano, que vai comprar a ANhanguera Educacional. Senão, todas as faculdades serão compradas por essa corporaçào. Eles estão fazendo dumping, pois nenhuma outra faculdade consegue praticas esses preços que eles prometem. Eles conseguem praticar esse tipo de ação porque não dão aulas presenciais, os alunos fazem tudo de casa. Mas a mensalidade é de curso presencial.
    O currículo da ANhanguera tem um monte de siglas, um tal de A3, A4, A5, A6. Depois que o MEC avalia a instituição, cada vez mais, o curso vai se tornando não presencial. Depois de avaliados, eles chutam o pau da barraca, e que se danem alunos e professores.

    Pesquisa? Ensino ? Extensão? O que são essas palavras?
    Querem saber o que é? Estudem para entrar numa universidade pública!

    ResponderExcluir
  5. A FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP É UMA BOA .(AULAS EM AUDITÓRIOS PARA MAIS DE 100 ALUNOS E COM CARGA HORARIA DE 5 VIRA 1HORA(DA PRA ASSISTIR A NOVELA). OS PROF SÃO PÉSSIMOS ,EXCEÇÃ~DE 20%

    QUE AINDA SÃO BONS E TENTAÕ SOBREVIVER,SÃO OS QUE SALVÃO A FACUL.
    o QUE IMPORTA É QUE EU VOU SER ENGENHEIRO DE CASA TÉRREA.

    ResponderExcluir