sexta-feira, 15 de março de 2013

Relator do Cade conclui que Anhembi e Anhanguera são um grupo só


07/03/2013 às 19h51

Por Juliano Basile e Thiago Resende | Valor
BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve considerar que a Anhembi Morumbi e a Anhanguera fazem parte do mesmo grupo econômico e, com isso, as duas empresas podem ter mais dificuldades para obter a aprovação de suas aquisições no setor de educação. 

Os conselheiros começaram a discutir o assunto, hoje, e Alessandro Octaviani, relator da compra pela Anhanguera de duas unidades do grupo Anchieta – o Instituto Grande ABC de Educação e Ensino e a Novatec Serviços Educacionais –, votou neste sentido. Para ele, é preciso considerar que, se há participações cruzadas de um grupo em outro, ambos devem ser vistos como um só para efeito de analisar o poder deles no mercado. Octaviani afirmou que a família Rodrigues, do fundador da Anhembi Morumbi, Gabriel Rodrigues, “controla o grupo Anhanguera e mantém uma atividade gestora na Anhembi Morumbi”. “Há um verdadeiro novelo das relações entre os grupos”, disse o relator. 

O julgamento foi interrompido por pedido de vista do conselheiro Eduardo Pontual, mas três integrantes do Cade elogiaram a posição adotada por Octaviani. 

“Vejo as suas relações (dos grupos) como relevantes, então, entendo que devem ser vistas de maneira conjunta”, disse o conselheiro Marcos Paulo Veríssimo. “Eu ficarei bem à vontade, nos próximos casos que eu tenho, para somar essas participações”, afirmou o conselheiro Elvino Mendonça. “O voto (do relator) nos dá pautas importantes para casos futuros”, continuou a conselheira Ana Frazão. 

Ao todo, o Cade tem sete conselheiros e, portanto, se os três confirmarem os elogios que deram ao voto de Octaviani em seus respectivos votos, já haverá maioria no Cade para que os grupos Anhembi e Anhanguera sejam vistos como um só. 

Não há prazo para o Cade retomar a votação.



© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 

Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário