terça-feira, 23 de abril de 2013

Anhanguera e Kroton afirmam que sobreposição é pequena


    Fusão
    22/04/2013 11:44


Segundo presidente da Kroton, há presença das duas empresas em quatro das 80 cidades onde ambas atuam no ensino presencial

Marcela Ayres, de

São Paulo - Nesta segunda, as redes de ensino Anhanguera e Kroton anunciaram acordo para união das suas atividades, em uma operação avaliada em cerca de 5 bilhões de reais. Antes de ir para frente, no entanto, a transação precisa receber o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em teleconferência com analistas nesta manhã, Rodrigo Galindo, presidente da Kroton, afirmou que das 80 cidades onde as instituições atuam no ensino presencial, há presença das duas companhias em apenas quatro. O chamado overlap - ou sobreposição das atividades - é de cerca de 10% no polo de ensino a distância.

"São indicadores relevantes que nos fazem acreditar na aprovação pelo Cade", disse Galindo. Sem fornecer valores, o executivo acrescentou que, na análise nacional, o market share combinado das companhias é baixo.

Galindo disse ainda que a união das operações implica sinergias em todas as linhas, mas reforçou que é cedo para "anunciar qualquer coisa". Dentro dos próximos 10 dias, as análises serão aprofundadas por um time que irá realizar diligências nas empresas. Até a palavra final do Cade, Kroton e Anhanguera permanecerão completamente independentes.

Estrutura

Pelo desenho do negócio, a Kroton irá adquirir a totalidade de ações da Anhanguera, emitindo novos papéis para realizar a incorporação. Com isso, a empresa permanecerá com o controle da nova companhia, com uma fatia de 57,48% do negócio.

Juntas, as empresas contam com um milhão de alunos, em 835 cidades em todos os estados brasileiros. São 123 campi de ensino presencial, 647 polos de ensino a distância e 810 escolas associadas na educação básica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário